Participación e integración de Ecuador al Consejo Latinoamericano asumiendo la comisión de comunicación, en la segunda reunión de trabajo en São Paulo – Brasil

 

As atividades compõem a agenda comemorativa dos 10 anos de construção do Programa Cultura Viva, política da cidadania e diversidade cultural brasileira, que agora é Política Nacional de Cultura Viva, (Lei n° 13.018, de 22 de julho de 2014). A programação envolve diálogos, formação e reflexão, em duas etapas. Entre os temas centrais de discussão estão as mídias livres, a economia social, territórios como espaço de diversidade cultural, tecnologias sociais e a formulação e o desenvolvimento de políticas públicas de cultura.

A primeira etapa do evento consiste num circuito de intercâmbios entre os representantes latino-americanos e os Pontos de Cultura do Estado de São Paulo, com 12 ciclos de atividades na Capital, Regiões Metropolitana e do ABC, Baixada Santista e Interior.

Já a segunda fase do encontro acontece em diversos equipamentos culturais da Capital Paulista, como o Paço das Artes, a Fundação Nacional de Artes (Funarte) e o Parque Ibirapuera. Além das atividades culturais de intercâmbio e formação, este segundo bloco integra também o II Encontro do Conselho Latino-Americano de Cultura Viva Comunitária. “Durante esta etapa, teremos vários encontros interculturais, étnicos e territoriais que vão acentuar o intercâmbio cultural e a integração entre Pontos de Cultura do Brasil e projetos culturais da América Latina”, ressalta Thiago Vinicius Paula, da organização do encontro.

Apoiam a Semana Cultura Viva as secretarias de Cultura do Município e do Estado de São Paulo, a Fundação Nacional de Artes (Funarte) – que hospeda parte das atividades – e a Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura.

Contribuem para a realização do evento, além da Plataforma Puente Cultura Viva Comunitária, a União Popular de Mulheres, a Agência Solano Trindade, o Laboratório de Políticas Culturais da UFRJ, o Ponto de Cultura NINA (SP), e a ONG Ilú Obá De Min e Rede Afroambiental. A viabilização deste projeto nasce, ainda, de parcerias com a Rede Mocambos, Ação Griô, Universidade das Culturas e Rede Fora do Eixo.

Encontro: Semana de Cultura Viva Comunitária e II Encontro do Conselho Latino-Americano de Cultura Viva Comunitária
De 2 a 7 de dezembro de 2014 | De terça a domingo

 

Programação na